Os Especialistas são pessoas geralmente consideradas agradáveis de se viver ou trabalhar. O jeito modesto e controlado deles permite que convivam sem grandes problemas com pessoas de inúmeros outros estilos comportamentais. Eles costumam se relacionar com grupos pequenos de colegas de trabalho e canalizam seus esforços para a manutenção do status quo. São mais eficientes quando estão em áreas que requerem um alto grau de especialização e atingem uma performance notavelmente consistente nas tarefas que desempenham. O reconhecimento de terceiros - principalmente de seus superiores - os ajuda a manter seu nível de consistência na entrega de tarefas. Eles são lentos quando se trata de adaptar à mudança e, quando ela acontece, necessitam de alinhamento prévio para mudar seus modus operandi e continuar entregando suas atividades com consistência. Eles podem precisar de ajuda para começar novos projetos ou ou criar atalhos para atingir prazos. Revisam constantemente projetos finalizados, o que representa um ponto de atenção: os Especialistas devem praticar o desapego e considerar descartar de suas gavetas os projetos antigos que não cumprem mais seu propósito.
O Especialista tem como meta a manutenção do status quo e sua inserção em um ambiente controlado
Quando se encontra sob pressão, o Especialista tende a pensar de acordo com o consenso do grupo e se torna flexível à autoridade
Planejam no curto prazo, são previsíveis e consistentes, caminhando sempre a passos constantes.
O Especialista teme a mudança e desorganização em sua rotina pessoal e profissional.
Modéstia, aversão ao risco e resistência pacífica à inovação.
O Especialista estimula a prestatividade nas pessoas e, no ambiente de trabalho, influencia seus colegas a entregar suas atividades com consistência e regularidade.