Pessoas que se enquadram no perfil Criativo apresentam forças contrárias em seu comportamento. Seu desejo por resultados tangíveis é contrabalanceado por sua constante busca por perfeição, e sua agressividade pela sua sensibilidade. Mesmo que o Criativo pense e reaja de forma rápida, eles são contidos pelo desejo de explorar todas as alternativas antes de tomar uma decisão. Os Criativos são visionários quando trabalhando em algum projeto, e desejam trazer mudanças com os resultados que for atingir. Uma vez que pessoas com o perfil Criativo tem desejo pela perfeição - apresentando inclusive boa capacidade de planejamento - o resultado de seus projetos são grandiosos. Em compensação, a metodologia adotada deixa de lado as relações interpessoais. Os Criativos querem liberdade para explorar e autoridade para implantar o que acharem conveniente. Tem facilidade em tomar decisões pequenas, mas dificuldade em tomar decisões com efeito de longo prazo. Criativos no geral não se preocupam com sua postura em público, podendo ser percebidos como pessoas frias, distantes e calculistas.
Dominância. Ter uma conquista única.
Pode se entediar em uma rotina de trabalho sem inovação. Se estressa quando não tem possibilidade de se expressar e agir de forma independente.
É um promotor de mudanças, com o foco em deixar o ambiente mais agradável e eficiente.
O Criativo Tem medo de possuir pouca influência no ambiente em que está, além de não conseguir cumprir tudo que se propõe.
Franqueza, tendo uma atitude crítica ou condescendente.
Capacidade de acompanhar o desenvolvimento de projetos. Principalmente os que envolvem abordagens inovadoras.